SAIBA A IMPORTÂNCIA DE ORIENTAR MANEJADORES ANTES DO TRABALHO NO CURRAL

Orientar os profissionais promovem um manejo rápido e eficiente

O trabalho do veterinário no curral, seja para fins de gado de corte ou gado de leite, ocorre na cabine veterinária que geralmente fica na área do brete ou no local destinado a examinar os animais. Durante os processos de examinação que podem ser na estação de monta para fazer as inseminações ou os protocolos IATF, pode ocorrer do veterinário não visualizar todo o restante das etapas do manejo.


Por este motivo é importante o veterinário antes de iniciar os trabalhos no curral orientar os manejadores sobre a condução da lida racional, para que os trabalhadores ajam de forma correta, tranquila, sem agressões aos animais.


Eduardo Vargas, médico veterinário da Currais Itabira reforça que “é importante sempre fazer uma orientação antes de qualquer trabalho, seja no curral leiteiro ou para gado de corte. Fazer essas orientações, sempre conversar sobre isso acreditando e mostrando a realidade para cada um, que aquilo funcione, para que se tenha um resultado melhor”.


A lida gentil é fundamental para ter um manejo adequado e a fazenda identificar que no final obterá bons resultados, que vai ajudar os colaboradores, manejadores, os vaqueiros e peões.