top of page

Saiba a importância das instalações de um curral

O planejamento e montagem das instalações de um curral são fundamentais para os processos de manejo.


O ponto central no trabalho em uma fazenda com bovinos é o curral de manejo e esse pode e deve ser planejado “racionalmente” para aproveitar o comportamento dos bovinos facilitando o fluxo, dando agilidade dentro das instalações.


Porém, não existe o curral perfeito. Não é o curral que resolve problemas de manejo por exemplo. O mais importante é que tenha o manejo correto e que o curral atenda bem às principais necessidades da fazenda.


A implantação de um curral pode ter um valor de investimento significativo, porém é recomendado realizá-lo da melhor forma e se necessário gastar um pouco mais para ter uma instalação de melhor qualidade. O custo benefício é enorme, lembrando que um curral de concreto possui mais durabilidade.


Alguns componentes fundamentais:

– ligação entre as divisões, como um “corredor de circulação” ou apartadouro.

– seringa em curva, com uma porteira controlando o espaço da seringa;

– tronco coletivo em curva: os animais seguem como se estivessem voltando para onde saíram, e não veem o final do tronco – não refugam;

– Cercas inteiriças em alguns pontos críticos: os animais não se distraem com movimento (pessoas, outros animais etc) do outro lado;

– Passarela ao longo da seringa, tronco coletivo e algumas cercas;

– Embarcadouro em degraus (menos escorregadio quando molhado ou sujo) mais plataforma na altura do caminhão;

– Tronco de contenção conjugado com balança eletrônica;

– Uso de tronco próprio para IA (e diagnóstico de gestação);

– Boa manutenção sempre, devemos evitar acidentes – sempre supervisionar o curral antes de iniciar qualquer trabalho.



Em relação ao manejo com o gado, não existe uma receita de bolo, cada fazenda ou categoria animal tem suas particularidades.


Para quem vai fazer um novo curral os melhores conselhos são: planejar em função das reais necessidades para o bom manejo e eficiente, diferentes instalações devem ser observadas, apresentar suas ideias e discutir com outras pessoas que podem opinar de forma correta.


Existem diversos princípios que podem ser adotados em diferentes situações, mas as medidas e dimensões recomendadas devem ser sempre seguidas.

bottom of page