
Foto: Guilherme Dondé Ruaro
Uma dúvida muito comum que todo o pecuarista tem e que pode influenciar muito na qualidade de seu rebanho é: quantos metros quadrados de curral é preciso para manejar um rebanho de bovinos?
Para responder esta pergunta, conversamos com o consultor técnico da Currais Itabira, o médico veterinário Eduardo Vargas, que esclareceu da importância da metragem do curral para a quantidade de animais a serem manejados.
“Um fator importante para um curral com 300 animais, é saber primeiramente o tipo de gado a ser manejado, por exemplo, se é para de corte ou gado de leite, qual categoria animal, neste caso se é para cria, recria ou engorda e que para cada bovino, considerando sua UA (unidade animal) sugere-se 2 metros quadrados”, explica o médico veterinário.
Ainda sobre a metragem, o médico veterinário explica que “é importante saber que para manejar cerca de 300 animais é necessário um curral com aproximadamente 750m² contando sua área de manejo, brete e demais conjuntos, essa metragem possibilita promover o bem estar dos animais com eficiência e segurança. O pecuarista que se preocupa em investir em currais que promovem o bem estar do seu gado só tende a ter ganhos no desenvolvimento dos animais quanto no processo de manejo”.
Vale ressaltar que aqui estamos falando sobre a quantidade de animais a serem manejados, se a necessidade de manejo for mais elevada haverá a necessidade de um curral com metragem maior.
O médico veterinário Eduardo afirma que antes de investir em um curral, é importante procurar um consultor especialista no assunto.
Muito Bom... Qualidade e confiança, parabéns ao Currais Itabira.