A importância do manejador na conduta da lida racional

Treinar o manejador é a forma mais eficaz para se obter rentabilidade no curral


Os vaqueiros/manejadores são os profissionais que têm contato direto na lida com o gado. Para um bom desempenho é importante que esse profissional tenha uma boa relação com os animais e saber da relevância que o manejo racional promove no dia a dia de trabalho.


A importância do manejador hoje na lida racional é fundamental, ele é quem vai lidar com o gado, que vai saber fazer a lida de forma gentil, correta, para que o gado não se estresse.


Causando estresse no gado, o manejador tem muitos problemas, inclusive aumenta o nível de cortisol nos animais.



O índice reprodutivo e o rendimento de carcaça diminui. Isso não é legal. Então é recomendado manter uma lida mais gentil, mais racional e o vaqueiro é fundamental para isso. E a gente busca hoje converter o termo vaqueiro para manejador.


O papel deste profissional é fundamental para o manejo no curral e o investimento em conscientização e currais anti stress contribui ainda mais para um trabalho tranquilo, resultando em maior rentabilidade ao pecuarista.


É importante lembrar que o manejador quando pratica a lida racional, promovendo o bem estar animal também contribui para o sucesso de seu trabalho, com mais eficiência, agilidade e segurança.