O QUE É A ESTAÇÃO DE MONTA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
A estação de monta (EM), ou período de monta, é uma técnica de manejo em fazendas de bovinos de corte na qual as vacas são cruzadas com touros ou inseminadas artificialmente e nesta última podendo utilizar a observação de cio ou protocolos de IATF.
A época mais indicada para a reprodução do gado seja por meio de monta natural ou por inseminação artificial (IA), coincide com o período de primavera e verão. Isso porque é nesse período que se observa boa disponibilidade de forragem em quantidade e qualidade.
A ideia de fazer essa programação da estação de monta tem como objetivo concentrar o período reprodutivo e os partos. Consequentemente, isso garante maior facilidade na concentração de melhoria genética e uniformidade às operações de manejo como desmama, vacinações e vermifugações na fazenda.
PLANEJAMENTO DA ESTAÇÃO DE MONTA COMEÇA COM A VACA
A vaca é o maior patrimônio para qualquer fazenda. É por pensar na qualidade e padrão dessa fêmea, que a propriedade terá condições de fazer sua boa safra de bezerros.
As boas condições da vaca garante o sucesso da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). A ferramenta permite fazer com que a novilha já inicie aos 14 meses de idade.
EXAMES E AVALIAÇÕES DOS TOUROS
As propriedades que optam pela monta natural com touros da própria fazenda para emprenhar as vacas, devem fazer todos os exames necessários para atestar a qualidade do reprodutor. O exame andrológico é um dos principais e não pode faltar antes de ser estabelecida a estação de monta da fazenda.
Para as fazendas que fazem inseminação artificial tem a possibilidade de usar os melhores touros do mundo. As escolhas dos touros devem ser por animais de procedência com as certificações devidas.
PROTOCOLOS SANITÁRIOS PARA A ESTAÇÃO DE MONTA
Também devem ser feitos protocolos sanitários para a estação de monta como a vermifugação do gado, aplicação de vacinas reprodutivas e contra clostridioses. Os protocolos sanitários são de grande importância para se ter resultados positivos em todos os processos na bovinocultura.
Fonte: Giro do Boi
Comments