Curraletes: para que serve no curral?

Uma parte facilitadora do curral anti stress



O que é

Curraletes são as divisões do curral e podem ser conhecido como piquetes em currais de confinamento.


Para que serve

Os curraletes são as divisões para se fazer a separação dos lotes de animais atendendo as necessidades de manejo. São projetados para atender a demanda de cada lote a ser trabalhado pensando na passagem pela área de serviço e seguindo as apartações desejadas pelo pecuarista e para isso pode-se utilizar de 1,9 m² por animal até 15m² dependendo do que se deseja para esse curralete.


Apartação

Em um curral anti stress a possibilidade de divisões com apartação é mais facilitada e possibilita fazer as separações desejadas com facilidade e sem a necessidade de estar pressionando os animais, causando menos estresse.


No curral convencional os curraletes normalmente estão dispostos de forma que fique limitada a utilização de todos os curraletes para apartação dos animais.


Nos currais de confinamento não se faz o uso da apartação, os chamados piquetes são utilizados somente para concentração dos animais até o abate.


Do que é feito

Os curraletes são uma das partes que compõem a formação da estrutura de um curral completo, na Currais Itabira as peças que o compõem são fabricadas com concreto protendido e auto adensável, por estas peças também passam as cordoalhas feitas em aço. Como esta parte do curral recebe um grande grupo de animais, é importante que sua estrutura seja capaz de sustentar todo o contato do rebanho a ser manejado.


Formato

O formato dos curraletes podem variar de acordo com o modelo de curral. No anti stress que possui formato circular, os curraletes têm formato triangular com bordas arredondadas, no convencional podem ter bordas arredondadas e retangulares e no curral para confinamento geralmente são quadrados ou retangulares.


Recomendações

Para Eduardo Vargas, médico veterinário da Currais Itabira, “o recomendado em um curralete é não ultrapassar 150 animais por lote sendo o ideal em torno de 100 animais para não acontecer conflitos e acidentes, respeitando o espaço individual de cada animal”.


É recomendado consultar um especialista para verificar a quantidade de manejo a ser feito no curral para definir a capacidade de m² dos curraletes.