CONHEÇA OS FATORES PARA SE OBTER SUCESSO NA LIDA RACIONAL

Saiba como o comportamento animal auxilia no funcionamento da lida racional

A lida racional é essencial no mundo da pecuária, praticar o bem-estar animal, a forma como manejadores irão tratar o rebanho requer conscientização pois é um trabalho educativo, o gado precisa se acostumar com o processo.


O médico veterinário da Currais Itabira, Eduardo Vargas, ressalta que “quem estiver trabalhando no manejo racional e não acreditar no método, infelizmente, acredito que não vai funcionar, porque a pessoa que não confia, pode acabar se desviando da lida racional, ela tem que acreditar que aquilo funciona. Isso é uma filosofia”.


Para ter sucesso na lida racional é importante conhecer o comportamento animal, entender que existem fatores como o campo de visão e audição por exemplo são extremamente importantes para o bom desempenho do manejo.


Os bovinos possuem uma visão panorâmica, devido à posição de seus olhos, que afastados conseguem enxergar atrás da cabeça, adquirindo uma visão de 360 graus quase perfeita.


Os currais anti stress levaram em consideração essa característica permanente dos bovinos, por isso possui em seu formato paredes curvas e fechadas não permitindo que o gado enxergue o ambiente externo, a seringa fechada e o tronco fechado evitam que acima de tudo eles caiam e se machuquem, o que leva mais bem estar e agilidade durante o manejo.


A audição é mais sensível nos bovinos do que nos seres humanos. Os sons agudos provocam agitação, medo, gerando stress ao animal.


A partir disso é que entram os estudos, conceitos e a prática da lida racional, em que busca promover o bem estar animal e conscientização de manejadores, trazendo benefícios para o negócio.