COMO A LIDA RACIONAL AGILIZA O TRABALHO DOS MANEJADORES

Bem estar animal gera benefícios para o rebanho e facilita o trabalho durante manejo no curral


O manejo racional em si, no curral, ou em algum outro centro de manejo, acaba se tornando mais rápido, porque o animal passa a entender que não haverá problema e nenhum tipo de agressão. Assim, o fluxo acontece mais rápido, com maior retorno e rentabilidade.


O médico veterinário Eduardo Vargas esclarece que “todo um trabalho com manejo racional fica mais rápido, mesmo acreditando que não, às vezes a pessoa acredita que dá um cutucão, dá um apertãozinho no animal, dá um um choquezinho, isso infelizmente acontece, acreditam que é mais rápido, mas não é, o animal fica com mais medo, acaba evitando de entrar em certos locais e dificulta todo um trabalho”.


Promover o bem estar na prática da lida racional torna o manejo mais rápido facilitando o serviço. Há vários benefícios comportamentais como evitar a gritaria e agressão aos animais, pois acaba machucando, consequentemente, gerando prejuízo ao negócio.


É de suma importância a utilização de estruturas como os currais anti stress durante o manejo, pois foram desenvolvidas pensando em como o animal se comporta, a fim de gerar bem estar ao rebanho, facilidade, agilidade e segurança aos manejadores.


Sendo referência mundial e possuindo diversos modelos de currais anti stress a Currais Itabira está sempre inovando e buscando o que há de melhor para promover o bem estar animal.